quarta-feira, 31 de outubro de 2012

20 Anos de Ecodemocracia e você já tinha ouvido falar?

O conceito de Ecodemocracia surge na Rio 92, a partir das premissas de ações locais, para que os agentes do governos devam viabilizar meios ou apoiar ações onde a população esteja se organizando em prol do meio ambiente. Na recente Rio+20 este conceito foi reforçado, mas ainda pouco se sabe sobre os direitos e deveres que o cercam. Entre eles estão por exemplo, os candidatos a qualquer cargo político, que devem ter propostas voltadas a sustentabilidade local ou regional dependendo da autoridade que pretende tornar-se. E a sociedade tem um papel fundamental na Ecodemocracia, já que o princípio básico deste sistema é um governo sustentável feito por todos e para todos. Então procure se informar na câmara da sua cidade, na sua Prefeitura, nas ONGs e outras instituições sobre quais projetos estão sendo realizados neste âmbito!

FIQUE ESPERTO
Agora que as eleições terminaram está na hora de cobrar e fiscalizar os recentemente eleitos, já que o governo do nosso país se comprometeu a participar ativamente da Ecodemocracia. Sendo assim, há dinheiro público que deveria estar sendo usado em benefício do meio ambiente, mas pode estar sendo desviado para outro campo ou justificando pseudo-ambientalismo.

GOSTEI MAS BATEU UMA PREGUIÇA
Se você é daqueles que até gostaria de fazer algo pelo assunto, mas não tempo nem muita disposição de visitar os locais sugeridos, saiba que existe a ECODEMOCRACIA VIRTUAL, onde pode-se contribuir sem precisar levantar de onde está agora, cada cidadão que possua RG, CPF ou outro documento de identificação oficial pode assinar petições públicas digitais em prol de legislações ou ações que promovam a melhoria de ecossistemas, cidades sustentáveis e meio ambiente em geral.

Portanto não há motivos para não participar, e lembre-se que as ações cedo ou tarde podem trazer benefícios a todos, inclusive a você!

Um comentário:

Obrigada pela sua participação.

Volte Sempre!