quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"Estamos preocupados em deixar um mundo melhor para nossos filhos, mas será que estamos deixando filhos melhores para o nosso mundo?" STEPHEN KANITZ

Que tal incentivar a sustentabilidade desde cedo?



     Muito dos problemas sociais que vemos, assistimos e ouvimos falar são decorrentes das ações individuais e muitos deles podem ser diminuídos ou evitados, se houver orientação de políticas públicas. Entretanto não é só responsabilidade do governo e sim de cada individuo zelar pelo seu patrimônio, sua cidade. Pensando na formação desse pensamento muitos projetos, principalmente em escolas incentivam a prática da sustentabilidade entre as crianças.


       As crianças de uma forma natural absorvem informações, tanto boas, quanto ruins e a iniciativa de incluir a educação ambiental nas séries iniciais e continuar nas séries seguintes possa ser a salvação do nosso ecossistema futuro.




"A criança é como uma esponja: absorve informações e reproduz o que vê ao seu redor. "




       


      Há diversas e diferentes maneiras didáticas se implantar na vida de um cidadão em formação a conscientização. Até mesmo nas atividades recreativas, utilizando materiais descartáveis que inclusive olhos dos adultos não têm utilidade.

            Mostrar o quanto ações humanas interferem no meio em que vivemos e que as consequências muitas das vezes são irreversíveis, pois os recursos naturais extraídos de forma desordenada, esgotarão e que pequenas atitudes com certeza farão a diferença são formas de despertar sentimentos, um olhar diferencial futurista.



"Na teoria, a educação ambiental ensina como deve ser feita a coleta seletiva, a importância de se preservar a natureza e como utilizar os recursos naturais e minerais de forma responsável. Porém a teoria não basta, é preciso que os estudantes vejam na prática o que aprendem no dia a dia. Atividades extracurriculares, como visitas a depósitos de reciclagem, plantio de árvores e ações comunitárias, ajudam a desenvolver a cidadania das crianças. E sempre que for introduzido um novo assunto na educação escolar é preciso que se faça uma pesquisa sobre os recursos, a qualidade e a metodologia que serão utilizados na abordagem do tema, pois, desse modo, o aluno aprende de forma clara e precisa." 
( Gabi Batista - Sustentabilidade na Escola – O Dever de Cada Um).



Links relacionados a projetos, iniciativas e confecção de objetos com material reciclável:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação.

Volte Sempre!