quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O transporte e a sustentabilidade

   Com a crescente necessidade de transportes mais eficientes e rápidos, aumenta também a preocupação com os resíduos que os transportes nas grandes cidades podem gerar, principalmente se os meios de transporte usarem combustíveis fósseis como fonte de energia. 


   Sustentabilidade nos meios de transporte é o atendimento das necessidades modernas de mobilidade, nos níveis urbano e global, levando em consideração o impacto que causam ao meio ambiente e à manutenção da qualidade de vida das pessoas ao redor das vias utilizados para o transporte. 

   Atualmente as cidades enfrentam diversos problemas de trânsito, como grandes engarrafamentos, emissão de gases poluentes e nocivos à atmosfera a à saúde do ser humano e dos outros animais, causados por uma quantidade enorme de automóveis e meios de transporte precários nas vias públicas. 

   Muitas atitudes podem ser tomadas para uma resolução parcial desse problema, mas em sua maioria apresentam grandes mudanças de paradigmas e valores. O uso racional dos automóveis, o investimento em transporte coletivo e o fomento do uso de meios de transporte alternativos como a bicicleta são algumas dessas ações.

Tecnologias alternativas

   Uma das mais baratas e conhecida de todos é a velha bicicleta, que pode ser dos modelos mais simples, ou até feitas de fibra de carbono ou alumínio. Porém são poucas as cidade que oferecem condições para o ciclista, e mesmo quando existem, as ciclovias, ou as ciclofaixas cobrem apenas poucas vias da cidade ou se encontram em condições inadequadas. 
    Além de não produzir gazes poluentes,  é um excelente exercício cardio vascular. É pequena facilitando o estacionamento, inclusive algumas se desmontam e podem ser usadas como mochila como na foto abaixo.
   Os preços variam de R$100,00 ou menos, até milhares de reais ou seja, cabem em todos os bolsos e a manutenção é barata e o próprio dono pode fazer.



   Com o avanço da tecnologia, as montadoras de automóveis passaram a considerar a falta de petróleo e investem em tecnologias de produção de energia alternativas, como o carro elétrico e o mais recente movido a hidrogênio. Ambos não produzem gazes nocivos e são mais baratos para o consumidor em termos de compra do combustível, e já alcançam grandes velocidades deixando para trás a idéia de que carros movidos por motores eleétricos são lentos e precisamd e cargas constantes.

                                                              Bicicleta mochila
                                            










 Carro movido a hidrogênio

   O transporte ecológio não se restringe aos meios de transporte pessoais, o simples fato de utilizar o transporte público já contribui para a diminuição da emissão de gazes poluentes. Na figura abaixo foi ilustrada uma comparação do espaço ocupado por trinta pessoas utilizando as vias públicas.


 Alguns comportamentos podem melhorar o trânsito na sua cidade: 
1) Procurar usar os meios de transporte público, e se na sua cidade eles não forem de qualidade, exigir das empresas e do poder público melhorias que vão beneficiar a todos.  

2) Se a distância a ser percorrida não for muito grande, que tal usar uma bicicleta?  

3)Use o carro somente quando for realmente necessário, pois assim os congestioamentos diminuem e por consequencia a emição de gazes nocivos também.

4) Se precisar usar o carro, organize um sistema de carona com as pessoas do seu trabalho, escola ou faculade, além de economizar com o combustível, diminui o número de carros nas vias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação.

Volte Sempre!