quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Caça Ilegal, de novo esse papo?


O tema já foi já foi visto como algo supérfluo, como tema exclusivo para os profissionais da área, como o grande boom das discussões e hoje parece ter sido esquecido, deixado encostado numa gaveta, afinal tema “batido” não dá ibope nas redes sociais e não movimentas sites “verdes”. Mas enquanto isso animais dos mais diversos biomas nacionais estão sendo caçados, mortos, vendidos como souvenir a compradores deste legado exótico. Até pouco tempo atrás, o tema quase voltou ao topo com o sucesso de Rio® da Pixar, e com isso 8 pessoas foram presas, eu repito OITO pessoas. Imagino então quantas 80 ainda estarão por trás destas e quantas 800 ainda estarão caçando neste exato momento. Mas o que VOCÊ tem a ver com isso? O que eu tenho a ver com isso?

A caça desregrada acontece no Brasil desde sua invasão em 1500, e desde então apenas foram mudados os sortudos da vez, teve o Peixe-boi, a Arara Azul, a Onça Pintada, o Tucano, o Mico Leão Dourado e muitos outros, mas este artigo ficaria demasiado longo se eu fosse colocar a lista completa aqui. Por hora basta saber que a cada espécie que é caçada ilegalmente, entra em via de extinção ou é vendida da mais cruel forma, empobrecem as matas do nosso país. E o que se perde com isso?


Perdemos a biodiversidade, perdemos o turismo, perdemos a geração de empregos, perdemos ciência, perdemos biotecnologia, perdemos entrada de capital estrangeiro, perdemos conhecimento, e quando digo perdemos, estou falando de mim, do Seu Chico do Bar, da Dona Maria Costureira, do Raimundo Jardineiro, da Dilma Presidenta e de você aí sentado, esperando o tempo passar e reclamando que a vida está um tédio e não tem nada pra fazer. TEM SIM!

Deixe de ser apenas receptor como agora, torne-se um ativista! Não, eu não estou dizendo que você deve montar acampamento em cima de uma árvore para ela não ser derrubada ou se filiar urgentemente a uma ONG. Mas pesquise, leia, assine, pense, sensibilize-se, INDIGNI-SE! Esse patrimônio que está sendo roubado também é seu! Apodere-se do sentimento de EU POSSO MUDAR A REALIDADE que já toma conta de tantos. Faça a diferença!

DIGA NÃO A CAÇA ILEGAL!
DENUNCIE!

É de graça pelo:

0800 61 80 80 (IBAMA)
E nem precisa se identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação.

Volte Sempre!