Se você é Daqueles que sempre gastam um dinheirão com combustível todas as semanas e fica imaginando se não haveria alguma forma de economizar este dinheiro, aqui estão algumas dicas.
- Comparare e pesquise preços: se você tem o hábito de sempre abastecer no posto mais próximo de casa ou do trabalho, aproveite as idas a novos lugares por outros motivos e dê uma olhada ao longo do caminho nos postos que estão um pouco mais distantes, muitas vezes esse caminho um pouco maior pode valer a pena para seu bolso.
- Quando abstecer, tente encher o depósito: além do veículo trabalhar melhor, você economiza naquelas eternas idazinhas extras ao posto para colocar o de hoje e depois novamente o de amanhã. No final de cada abastecimento, certifique-se que a tampa do depósito esteja firmemente enroscada e nunca danificada – se não estiver, é a melhor forma de o combustível se evaporar!
- Hora ideal para abastecer: a melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos.
- Conduza devagar. para além de ser melhor para o ambiente e para o seu nível de stress, conduzir devagar vai permitir que abra menos vezes a carteira. Quer uma ajuda extra? Se o seu veículo vier equipado com cruise control, utilize-o! Esta condução automática pensada principalmente para as auto-estradas é bastante mais econômica do que a condução humana.
- Viagens do dia: antes de sair para ir ao supermercado, por exemplo, pense em todos os outros sítios aos quais possivelmente terá que se deslocar mais tarde ou nos próximos dias e faça o máximo de uma só vez, seguindo a rota mais direta.
- Manutenção em dia: um carro em bom estado saúde, terá uma performance mais eficaz e com consumos normais. Para garantir isso, siga estas recomendações básicas: verificar periodicamente a pressão dos pneus, o óleo, os filtros de ar, o alinhamento da direcção, o motor… Ah, e faça uma limpeza geral à viatura e à mala, retirando objectos pesados e desnecessários – um carro mais leve, é um carro menos consumista.
- Ar condicionado: quando o calor realmente aperta, claro que sabe bem fechar os vidros do carro e ligar o ar condicionado. Fora disso, utilize o bom senso e não passe cada viajem a ligar e a desligar o AC, esta ação gasta mais combustível.
- Sempre desligado. Compensa sempre desligar o carro – enquanto espera por alguém ou vai levantar dinheiro, nas filas de trânsito e até num semáforo demorado ou numa passagem de nível. É um hábito (económico!) a adquirir!
- Estacionar à primeira. Chegado ao destino, estacione sempre no primeiro lugar que encontrar. É bem melhor caminhar um bocadinho (só lhe faz bem!) do que a andar às voltinhas a perder a paciência e a gastar combustível, não acha? Ah, e estacione de forma que possa sair sem fazer manobras de marcha atrás, estas consomem mais gasolina.
- Sombra vs. Sol. Se estacionar ao ar livre, prefira sempre os locais com sombra. Isto porque um carro estacionado ao sol, seja no Verão, seja no Inverno, favorece a evaporação da gasolina. Para além disso, não vai precisar de ligar o ar condicionado quando voltar ao carro. Se não tiver alternativa senão estacionar ao sol, certifique-se que o depósito de combustível não esteja voltado na direcção do sol.
Fonte: saberpoupar.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua participação.
Volte Sempre!