segunda-feira, 11 de junho de 2012

Reciclagem de produtos pets em Rondônia evita danos ao meio ambiente


Pesquisa do Ibope com mais de 10 mil pessoas entrevistadas em várias partes do país, revelam que apenas 26% tem o hábito de reciclar.


Embora grande parte da população (70%) no país diga se interessar pela natureza, pesquisa do Ibope com mais de 10 mil pessoas entrevistadas em várias partes do país, revelam que apenas 26% tem o hábito de reciclar. A mesma pesquisa apontou também que somente 14% das pessoas na hora das compras levam de casa bolsas para carregar os produtos e evitar consumir sacolas plásticas.
Entre os materiais recicláveis de maior demanda está o plástico. São milhares de garrafas, embalagens de diversos produtos que se levadas para pontos onde o processo de reciclagem é feito podem ser reutilizadas sem causar nenhum dano ao meio ambiente e ao consumidor. As regiões sul e sudeste são as mais conscientes quanto ao reaproveitamento de materiais.
Em Rondônia, o trabalho é feito por uma indústria recém inaugurada que funciona na capital e atua exclusivamente reciclando materiais pets dos mais diferentes tipos. Mais de sete toneladas de produtos usados nos estados de Rondônia, Acre e Amazonas chegam por dia e sai pronto para ser novamente utilizado. “O material é separado por cores, lavado e moído para depois começar o processo de desintoxicação. Depois segue para a granulação, onde é retirada a resina pet”, explica Fábio Eduardo, gerente de indústria.
O que muitos consideram lixo, pouco provável para ser usado novamente, depois de passar por todo o processo de reciclagem pode ser reutilizado para a fabricação de garrafas pets de refrigerante, garrafões de água, embalagens em geral. “O Bom disso tudo é que não importa quantas vezes às embalagens passem pelo processo de reciclagem, elas sempre vão poder ser reulitizadas na fabricação de novos produtos”, afirma o gerente.
Com disposição e boa vontade qualquer pessoa pode ajudar para que as embalagens usadas cheguem aos pontos de reciclagem. A natureza agradece.

Fonte: portalamazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação.

Volte Sempre!